Fica a Saber #4
20:31 Posted In Fica a saber # Edit This 0 Comments »Rede Nacional de Áreas Protegidas #1
19:52 Edit This 0 Comments »Engloba, de Nordeste para Sudoeste, as serras do Gerês, Soajo, Amarela e Peneda e os planaltos da Mourela e de Castro Laboreiro. O ponto mais elevado localiza-se na serra do Gerês e ultrapassa os 1500m. É atravessado por muitas linhas de água, de entre as quais se destacam os rios Cávado, Lima e Homem.
As espécies animais com maior representatividade nas serras do Parque são o javali, o veado, o texugo e a lontra. Há outras espécies que ainda subsistem nesta área, embora em menor quantidade. É o caso da águia-real, do lobo, do corço e do garrano. Outros há, como a cabra-do-gerês, que já não podem ser encontrados por estas serras devido à maléfica acção do homem.
No que diz respeito a aves, podem ver-se ainda, para além da águia-real, o milhafre-real e o falcão. Quanto a répteis, subsistem a víbora negra, a cobra-d’água, o lagarto d’água e a salamandra.
A Peneda-Gerês é uma zona humanizada desde o Neolítico, como o comprovam, entre outros, as necrópoles megalíticas do planalto de Castro Laboreiro. Os romanos também deixaram vestígios, nomeadamente a famosa Geira (estrada que ligava Braccara Augusta a Astorga).
Hoje em dia, as gentes da serra vivem principalmente da agricultura, pecuária e pastorícia.
Rede Nacional de Áreas Protegidas #
19:43 Edit This 0 Comments »Tudo que devemos saber #20
11:06 Posted In Tudo o que devemos saber # Edit This 0 Comments »Cabra-montês/Lobo
Caimão/Víbora-cornuda
Carvalho-alvarinho/Arau-comum
Toupeira-de-água/Freira-da-Madeira
Águia-real/Lince-ibérico
Abetarda/Teixo
Azevinho/Tubarão-azul
Águia-pesqueira/Foca-monge
Rã-ibérica/Vipera seoanei
Golfinho/Morcego-de-ferradura-grande
Lontra/Baleia-azul
Salmão-do-Atlântico/Coelho-bravo
Saramugo/Peneireiro-das-torres
Fica a Saber #2
10:42 Posted In Fica a saber # Edit This 0 Comments »Fica a Saber #1
21:29 Posted In Fica a saber # Edit This 0 Comments »Coisas Engraçadas #10
10:26 Posted In Coisas Engraçadas # Edit This 0 Comments »Animais&Animais #2
19:17 Edit This 0 Comments »O peru é uma ave originária do continente americano, mas que nos dias de hoje já se espalhou como ave doméstica por todo o mundo. É um animal bastante grande, que chega a pesar 11 quilos.As suas penas são normalmente pretas ou castanhas, mas existem algumas espécies criadas pelo Homem que são brancas. Em estado selvagem, o peru vive em grupos de cerca de 20 aves e gosta de estar perto das árvores onde dorme à noite, para se proteger dos inimigos. Sabias que, apesar de poder voar, passa a maior parte do tempo em terra, a caminhar, enquanto procura comida?O peru alimenta-se principalmente de grãos e de insectos. Por passar a maior parte do seu tempo pousado na terra, o peru é muito cuidadoso. Tem que ouvir e ver muito bem tudo o que se passa à sua volta. A cabeça do peru é de um tom avermelhado ou alaranjado e sem penas.Por baixo do bico, o macho tem um apêndice (um pedaço de pele pendurado) muito característico. Para atrair a fêmea, o peru macho faz o seu "glu-glu" muito alto, ao mesmo tempo que abana as plumas da cauda e baixa as asas, arrastando-as pelo chão. A fêmea põe em média 12 ovos que nascem ao fim de um mês.Assim que nascem, os peruzinhos começam logo a debicar o chão, sempre protegidos pela mãe.
Tudo que devemos saber #19
11:47 Posted In Tudo o que devemos saber # Edit This 0 Comments »Reino Protista
Os seres classificados no Reino Protista são unicelulares, microscópicos e as suas células são eucarióticas, portanto com núcleo organizado.
Reino Fungi
Os fungos, durante muito tempo incluídos no reino das plantas, são actualmente classificados num reino próprio, o reino Fungi. “São um grupo de organismos com características únicas, distintos de todos os seres vivos na sua organização celular e comportamento” (Deacon 1997).
Reino Plantea
As plantas são seres eucariontes, fotossintéticos, multicelulares e diferenciam-se dos animais em relação ao modo autotrófico de vida.
Reino Animalia
Fogos na Austrália #
16:24 Posted In Notícias # Edit This 0 Comments »
Reflexão:
Fruto de sucessivos erros cometidos pelo homem assiste-se actualmente a nova vaga de incendios nas florestas australianas. Pior que isso só mesmo o facto de existir a presunção que estes mesmos são na maioria das vezes provocados pela mão criminosa. Pessoas que sem escrupulos provocam o caos e o horror naquele país.
Alguns estados a mancha de morte, equipara-se à mancha cinzenta da área ardida, tornando o cenário ainda mais negro.
Quando é que o Homem parará de prejudicar o meio em que vive?
Tudo que devemos saber #18
16:12 Posted In Tudo o que devemos saber # Edit This 0 Comments »Os demais níveis são formados por seres heterotróficos. Estes seres não são capazes de produzir a sua própria energia, por isso, eles necessitam de substâncias orgânicas produzidas por outros organismos. Fazem parte deste grupo todos os animais (herbívoros e carnívoros) e os decompositores (fungos e bactérias). Os decompositores são seres que se alimentam de matéria morta e excrementos. Eles possuem uma função muito importante dentro do ecossistema, pois transformam as substâncias orgânicas em substâncias minerais, sendo que estas, servirão novamente de nutrientes para os produtores como as plantas verdes.