Rede Nacional de Áreas Protegidas #2

20:35 Edit This 0 Comments »
Parque Natural do Alvão
Criado em 1983, esta área protegida relativamente pequena, situada entre os concelhos de Vila Real e Mondim de Basto, é um refúgio fulcral para várias espécies. Abrange 7 200 ha de montanha sulcada por profundas linhas de água, ladeando uma das mais impressionantes montanhas portuguesas, a serra do Marão, que separa o Minho de Trás-os-Montes. Relativamente à fauna, actualmente subsistem no interior do parque diversas espécies animais, típicas de montanha, como o lobo, o gato-bravo, a toupeira-de-água e o falcão-peregrino, entre outras. No parque, é possível identificar duas zonas distintas: a área mais alta, de natureza granítica, em torno de Lamas d´Olo, com uma altitude média de 1 000 m, vegetação de alta montanha e paisagem tipicamente transmontana; e a área mais baixa, xistosa, onde se encontra a localidade de Ermelo, a 450 m de altitude e de paisagem verdejante, marcadamente minhota. Distam 8 km em linha recta e a transição de uma para a outra é feita pelo impressionante desnível das quedas de água das Fisgas do Ermelo. A aldeia de Lamas d´Olo está cercada de carvalhais e lameiros. Ali subsistem alguns bons exemplares de arquitectura popular, com paredes de granito e coberturas de colmo. O rio Olo, que adiante se irá despenhar nas Fisgas, é aqui pouco mais que um ribeiro. Dele partem canais que fazem a chamada rega de lima, forma de irrigação multicentenária (também praticada no Gerês) que minimiza o desperdício de água e impede que a geada queime os prados. Junto à aldeia de Ermelo, no vale da ribeira de Fervença, a floresta é quase mediterrânica, misturando-se os carvalhos com os sobreiros. Ermelo é uma das aldeias mais antigas de Portugal, remontando a concessão de foral pelo rei D. Sancho I ao século XII.

Fica a Saber #4

20:31 Posted In Edit This 0 Comments »
Fica a saber que...

....A raflésia é a maior planta do mundo, esta planta gigante nasce em países do outro lado do mundo como a Malásia, a Indonésia e a Tailândia.

Paisagens do Mundo #2

19:40 Posted In Edit This 0 Comments »

Baía de S.Martinho.

Rede Nacional de Áreas Protegidas #1

19:52 Edit This 0 Comments »
O Parque Nacional da Peneda-Gerês foi criado a 8 de Maio de 1971, tornando-se na primeira área protegida e no único Parque Nacional do país. A área do PNPG encontra-se dividida em área de Parque ou zona natural (zona de protecção integral, correspondente a um terço da área) e de Pré-Parque ou zona rural (zona tampão envolvente).


Localiza-se no Alto Noroeste de Portugal, na fronteira com Espanha, cobrindo uma área de 72.000 hectares e repartindo-se pelos concelhos de Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Terras do Bouro e Montalegre.
Engloba, de Nordeste para Sudoeste, as serras do Gerês, Soajo, Amarela e Peneda e os planaltos da Mourela e de Castro Laboreiro. O ponto mais elevado localiza-se na serra do Gerês e ultrapassa os 1500m. É atravessado por muitas linhas de água, de entre as quais se destacam os rios Cávado, Lima e Homem.
As espécies animais com maior representatividade nas serras do Parque são o javali, o veado, o texugo e a lontra. Há outras espécies que ainda subsistem nesta área, embora em menor quantidade. É o caso da águia-real, do lobo, do corço e do garrano. Outros há, como a cabra-do-gerês, que já não podem ser encontrados por estas serras devido à maléfica acção do homem.
No que diz respeito a aves, podem ver-se ainda, para além da águia-real, o milhafre-real e o falcão. Quanto a répteis, subsistem a víbora negra, a cobra-d’água, o lagarto d’água e a salamandra.
A Peneda-Gerês é uma zona humanizada desde o Neolítico, como o comprovam, entre outros, as necrópoles megalíticas do planalto de Castro Laboreiro. Os romanos também deixaram vestígios, nomeadamente a famosa Geira (estrada que ligava Braccara Augusta a Astorga).
Hoje em dia, as gentes da serra vivem principalmente da agricultura, pecuária e pastorícia.

Rede Nacional de Áreas Protegidas #

19:43 Edit This 0 Comments »
O risco de espécies, com consequente perda da diversidade biológica, devido ás actividades humanas, conduziu à necessidade de conservação da biodiversidade. Esta tomada de consciência tem levado muitos paises, entre outras medidas, à criação de zonas de protecção especial ou áreas protegidas. Estes locais pretendem manter as espécies e os ecossitemas relativamente livres da acção do Homem, permitindo conservar um património natural, não só para as gerações actuais como também para as gerações futuras.
Este pequeno texto está presente no livro "Biologia 10" da Areal Editores. Neste seguimento, irei colocar neste poretefólio uma série de pesquisas acerca das Áreas Protegidas de Portugal Continental.

Paisagens do Mundo #1

20:15 Posted In Edit This 0 Comments »


Cabo Carvoeiro-Peniche, com as Berlengas lá ao fundo.

Fica a Saber #3

19:34 Posted In Edit This 0 Comments »
Fica a saber...


...As borboletas usam os azuis fortes e os encarnados para fingirem que são venenosas. Outras fazem manchas iguais às coisas da Natureza para se camuflarem. Ainda existem aquelas que se "mascaram" de outros animais, como a borboleta-coruja que à noite parece mesmo uma coruja!

Tudo que devemos saber #20

11:06 Posted In Edit This 0 Comments »
A vida na Terra surgiu há milhões de anos, evoluiu lentamente e está a desaparecer a um ritmo sem precedentes: um em cada quatro mamíferos, um em cada oito pássaros, um terço de todos os anfíbios e 70 por cento das plantas catalogadas do planeta aparecem agora na Lista Vermelha de Plantas e Animais em Perigo, da World Conservation Union (IUCN), segundo o qual, o ritmo de extinção actual é 10.000 vezes mais alto do que se estimava! A actividade humana, destruindo os habitats naturais através da urbanização e agricultura, juntamente com as mudanças climáticas representam as maiores ameaças às plantas e animais. Hoje, 16.306 espécies estão ameaçadas de extinção, enquanto as já extintas somam 785.

Reflexão:
Apesar de não ser meu hábito reflectir acerca de textos resultantes de pesquisas minhas, este não me passa ao lado! É triste percebemos que o Homem mata espécies a um ritmo alucinante. O caso do dodô é um, entre muitos, mas que eu resolvi referenciar por ter sido falado na aula. Aproximadamente em 1681, foi extinto pelos homens, cães, ratos e macacos introduzidos pelos europeus na ilha em que vivia (Maurício). No entanto, o dodô não foi o único pássaro de Maurício que foi extinto nos últimos séculos... Das 45 espécies de pássaros originalmente encontradas, somente 21 ainda sobrevive.
Realizaremos trabalhos acerca dos seguintes animais em vias de extinçao:

Cabra-montês/Lobo
Caimão/Víbora-cornuda
Carvalho-alvarinho/Arau-comum
Toupeira-de-água/Freira-da-Madeira
Águia-real/Lince-ibérico
Cegonha-preta/Salamandra-lusitanica
Abetarda/Teixo
Azevinho/Tubarão-azul
Águia-pesqueira/Foca-monge
Rã-ibérica/Vipera seoanei
Golfinho/Morcego-de-ferradura-grande
Lontra/Baleia-azul
Salmão-do-Atlântico/Coelho-bravo
Saramugo/Peneireiro-das-torres

Fica a Saber #2

10:42 Posted In Edit This 0 Comments »
Fica a saber que......O bacalhau é uma animal simétrico! Ou seja, o seu corpo é igual do lado direito e esquerdo, o que não é comum em todos os peixes.

Fica a Saber #1

21:29 Posted In Edit This 0 Comments »
Fica a saber que...


...Os elefantes têm um respeito muito grande pela morte!
Quando sentem que vão morrer dirigem-se para sítios muito especiais a que se deu o nome de "cemitérios de elefantes".

Descobrir o Mundo#7

10:34 Edit This 4 Comments »
Como hoje é o Dia dos Namorados resolvi colocar aqui algumas imagens de animais a namorar : D

Coisas Engraçadas #10

10:26 Posted In Edit This 0 Comments »

Reflexão:
Apesar do Natal já ter passado, achei este "cartoon" muito interessante! O medo sentido pelo peru deve-se ás crueldades que lhe são feitas pelo Homem. É normal alimentar-mo-nos, porém devemos ter em atenção quando a procura se torna excessiva! É importante termos em conta que, ao extinguirmos uma espécie, muitas outras se extinguirão em consequência. Uma cadeia alimentar não se sustenta apenas nos produtores, todos os animais são importantes!

Animais&Animais #2

19:17 Edit This 0 Comments »
Peru

O peru é uma ave originária do continente americano, mas que nos dias de hoje já se espalhou como ave doméstica por todo o mundo. É um animal bastante grande, que chega a pesar 11 quilos.As suas penas são normalmente pretas ou castanhas, mas existem algumas espécies criadas pelo Homem que são brancas. Em estado selvagem, o peru vive em grupos de cerca de 20 aves e gosta de estar perto das árvores onde dorme à noite, para se proteger dos inimigos. Sabias que, apesar de poder voar, passa a maior parte do tempo em terra, a caminhar, enquanto procura comida?O peru alimenta-se principalmente de grãos e de insectos. Por passar a maior parte do seu tempo pousado na terra, o peru é muito cuidadoso. Tem que ouvir e ver muito bem tudo o que se passa à sua volta. A cabeça do peru é de um tom avermelhado ou alaranjado e sem penas.Por baixo do bico, o macho tem um apêndice (um pedaço de pele pendurado) muito característico. Para atrair a fêmea, o peru macho faz o seu "glu-glu" muito alto, ao mesmo tempo que abana as plumas da cauda e baixa as asas, arrastando-as pelo chão. A fêmea põe em média 12 ovos que nascem ao fim de um mês.Assim que nascem, os peruzinhos começam logo a debicar o chão, sempre protegidos pela mãe.

Tudo que devemos saber #19

11:47 Posted In Edit This 0 Comments »
Reino Monera
O Reino Monera reúne os organismos procariontes, unicelulares, coloniais ou não, de vida livre ou parasita, autótroficos ou heterotróficos que se alimentam por absorção.




Reino Protista
Os seres classificados no Reino Protista são unicelulares, microscópicos e as suas células são eucarióticas, portanto com núcleo organizado.




Reino Fungi

Os fungos, durante muito tempo incluídos no reino das plantas, são actualmente classificados num reino próprio, o reino Fungi. “São um grupo de organismos com características únicas, distintos de todos os seres vivos na sua organização celular e comportamento” (Deacon 1997).




Reino Plantea
As plantas são seres eucariontes, fotossintéticos, multicelulares e diferenciam-se dos animais em relação ao modo autotrófico de vida.
Reino Animalia
É composto por seres vivos com características de todos os animais, eles são heterótroficos e multicelulares, ou seja, é por meio de ingestão que eles adquirem seus alimentos.


Fogos na Austrália #

16:24 Posted In Edit This 0 Comments »
Calor. Temperaturas estão a ultrapassar anteriores máximos históricos.Teme-se que tenham morrido, pelo menos, 40 pessoas (...) Os incêndios - alguns deles resultado de mão criminosa, segundo as autoridades - começaram há perto de duas semanas coincidindo com a ocorrência de ventos fortes e uma vaga de calor que atinge quase todo o Sul da Austrália. (...) As temperaturas verificadas nesta região ultrapassam os anteriores máximos ocorridos em 1939 e, em particular, a 16 de Fevereiro de 1983. Nesta data, uma vaga de incêndios causou a morte de 47 pessoas, a destruição de cerca de 2800 casas e prejuízos na ordem dos 103 milhões de euros (200 milhões de dólares australianos), em menos de 24 horas. O sucedido neste dia, conhecido como "Quarta-feira de cinzas", parece em vias de ser agora ultrapassado, lia-se ontem no Sydney Morning Herald.


Reflexão:

Fruto de sucessivos erros cometidos pelo homem assiste-se actualmente a nova vaga de incendios nas florestas australianas. Pior que isso só mesmo o facto de existir a presunção que estes mesmos são na maioria das vezes provocados pela mão criminosa. Pessoas que sem escrupulos provocam o caos e o horror naquele país.
Alguns estados a mancha de morte, equipara-se à mancha cinzenta da área ardida, tornando o cenário ainda mais negro.

Quando é que o Homem parará de prejudicar o meio em que vive?

Coisas Engraçadas #9

16:21 Posted In Edit This 0 Comments »

Tudo que devemos saber #18

16:12 Posted In Edit This 0 Comments »
Dentro da cadeia alimentar ocorre a transferência de energia e nutrientes que segue a seguinte ordem: produtores, consumidores e decompositores. O primeiro nível da cadeia alimentar é formado por seres autotróficos (produtores) que sintetizam a matéria orgânica a partir de substâncias minerais e convertem a energia luminosa em energia química.
Exemplos: plantas verdes, as cianofíceas e algumas bactéria que realizam a fotossíntese.
Os demais níveis são formados por seres heterotróficos. Estes seres não são capazes de produzir a sua própria energia, por isso, eles necessitam de substâncias orgânicas produzidas por outros organismos. Fazem parte deste grupo todos os animais (herbívoros e carnívoros) e os decompositores (fungos e bactérias). Os decompositores são seres que se alimentam de matéria morta e excrementos. Eles possuem uma função muito importante dentro do ecossistema, pois transformam as substâncias orgânicas em substâncias minerais, sendo que estas, servirão novamente de nutrientes para os produtores como as plantas verdes.