Vulcões da Terra #
19:09 Posted In Trabalhos # Edit This 0 Comments »Nome do vulcão
Krakatoa
Localização geográfica
O conhecido vulcão de Krakatoa fica situado no estreito de Sonda entre Java e Sumatra, da República da Indonésia.
Tipo de vulcão
É através do magma eruptido que podemos classificar os vulcões, Neste caso particular, pelo magma expelido ser viscoso e muito rico em gases, classificamo-lo de explosivo.
Contexto tectónico
A placa Indoaustraliana e a placa Euroasiática, deslocam-se ambas para nordeste, por isso na mesma direcção, então colidem. São placas convergentes. Este vulcão situa-se mesmo sob estes limites.
Historial de actividade vulcânica
1883
-Cratera de sete metros de diâmetro;
-Véu escuro na atmosfera, devido á projecção de cinzas num raio de 240 km;
-Ondas que rodavam os 35 metros mataram cerca de 36 mil pessoas em 300 cidades e aldeias.
Desde 1927
-Várias erupções são sucessivas;
-Originaram um novo vulcão: o Anak Krakatoa.
Tudo que devemos saber #7
19:45 Posted In Tudo o que devemos saber # Edit This 0 Comments »Recursos naturais são elementos constituintes da Terra com utilidade para o Homem, no sentido de permitir a sua sobrevivência e o desenvolvimento da civilização.Os recursos naturais podem ser renováveis e não renováveis.
Cliquem na imagem para ver melhor (:
Aulas práticas #1
19:32 Posted In Aulas Práticas # Edit This 0 Comments »Tudo que devemos saber #6
19:23 Posted In Tudo o que devemos saber # Edit This 0 Comments »Dentro dos oceanos podemos ainda encontrar relevos pertencentes ao domínio continental, tal como a plataforma e o talude continental.
Descobrir o Mundo#2
19:58 Posted In Descobrir o Mundo # Edit This 0 Comments »Tudo que devemos saber #5
21:33 Posted In Tudo o que devemos saber # Edit This 0 Comments »Esta hipótese explica as semelhanças existentes entre as rochas lunares e terrestres. Além disso, ambos os corpos são diferenciados, possivelemente devido á constituição ser igual.
Tudo que devemos saber #5
09:37 Posted In Tudo o que devemos saber # Edit This 1 Comment »Tudo que devemos saber #4
08:57 Posted In Tudo o que devemos saber # Edit This 0 Comments »É entre Marte e Júpiter, que encontramos a famosa cintura de asteróides, uma vasta população de corpos rochosos demasiado pequenos para serem considerados planetas. O tamanho destes corpos é muito variável, havendo asteróides com várias centenas de quilómetros de diâmetro e outros com o tamanho de pedras apenas. Caso se reunissem todos os asteróides, o corpo que se formaria teria menos que 1500 quilometros de diametro. Os asteróides da Cintura são muitas vezes perturbados por Júpiter, é por isso que existem ao longo da cintura lacunas na distribuição dos asteróides, pois os que lá faltam alteraram a sua órbita devido á atracção grativita do campo magnético de Júpiter.
Coisas Engraçadas #1
19:30 Posted In Coisas Engraçadas # Edit This 0 Comments »Achei mesmo interessante publicar estes videozinhos (:
Tudo que devemos saber #3
09:52 Posted In Tudo o que devemos saber # Edit This 0 Comments »Limites divergentes é onde a nova crosta é gerada, enquanto as placas são «empurradas», afastando-se. Isto acontece quando as placas são empurradas em sentido contrário. O material do manto, parcialmente fundido, sobe e ocupa os espaços entre as duas placas. Este material é a nova litosfera que se agrega no começo da placa divergente.
Limites convergentes ou destrutivos
Quando as placas colidem ao largo das margens convergentes, uma das placas (a menos densa) mergulha no manto por baixo da placa continental. Este processo denomina-se por subdução. Assim, é mantido o equilíbrio entre a formação da nova crosta e a destruição da litosfera mais antiga (limite destrutivo).
A convergência de placas pode ser: oceânica-continental, oceânica-oceânica ou continente-continente, segundo os tipos de placa que intervenham no processo.
Limites transformantes ou conservativos
Nas placas transformantes não se cria nem se destrói a litosfera. São falhas transformantes que ocorrem quando as margens divergentes se partem e se dividem.
Movimento das Placas: ícones para ver diferentes tipos de interações com os limites das placas. Espreitem (:
Tudo que devemos saber #2
09:32 Posted In Tudo o que devemos saber # Edit This 0 Comments »Cometas são conjuntos de gases, poeiras e gelo que se deslocam em volta do sol, geralmente em órbitas muito excêntricas. Durante séculos, os cometas foram temidos como anunciadores de catástrofes ou de acontecimentos estranhos.Segundo os cientistas, o grande reservatório dos cometas está situado a meio caminho entre o sol e a estrela mais próxima (Sirius). Nesta região, encontrar-se-ão aproximadamente duzentos mil milhões de cometas. Podem ser periódicos, como o cometa Halley e outros, que percorrem uma órbita regular ao redor do Sol. E os não-periódicos que entram no sistema solar e voltam ao espaço interestelar.