Tudo que devemos saber #4

08:57 Posted In Edit This 0 Comments »


É entre Marte e Júpiter, que encontramos a famosa cintura de asteróides, uma vasta população de corpos rochosos demasiado pequenos para serem considerados planetas. O tamanho destes corpos é muito variável, havendo asteróides com várias centenas de quilómetros de diâmetro e outros com o tamanho de pedras apenas. Caso se reunissem todos os asteróides, o corpo que se formaria teria menos que 1500 quilometros de diametro. Os asteróides da Cintura são muitas vezes perturbados por Júpiter, é por isso que existem ao longo da cintura lacunas na distribuição dos asteróides, pois os que lá faltam alteraram a sua órbita devido á atracção grativita do campo magnético de Júpiter.

Curiosidades:
O primeiro asteróide foi descoberto em Janeiro de 1801, pelo astrónomo italiano Guiseppe Piazi e chama-se Ceres. É o maior asteróide da cintura com 933 quilómetros de diâmetro.
Vesta é um dos asteróides mais espetaculares. Com aproximadamente 500 km de comprimento, ele pode ter sido formado por aglomeração de rochas menores e o seu interior talvez ainda esteja quente. Sua estrutura geológica, distinta de seus semelhantes e similar a de planetas como Terra ou Marte, levou alguns astrônomos a vê-lo como um quinto planeta rochoso.

0 comentários: