Tudo que devemos saber #12

20:49 Posted In Edit This 0 Comments »
No estudo da sismologia, o sismógrafo é o aparelho que regista, com precisão e nitidez, as ondas sísmicas, ou seja, a medição da intensidade dos terramotos. O instrumento detecta e mede as ondas sísmicas naturais ou induzidas e permite determinar, principalmente se organizado em rede de vários sismógrafos, a posição exacta do foco (hipocentro) dessas ondas e do ponto da sua chegada na superfície terrestre (epicentro) e quantificar a energia desses terramotos expressa na escala de Richter.
Existem vários tipos de sismógrafos, por exemplo, os que registam os movimentos horizontais do solo, os que registam os movimentos verticais, etc.


O gráfico obtido num sismógrafo através do qual se pode observar características da propagação diferentes das ondas sísmicas, designa-se sismograma. Um sismograma, em período de calma sísmica, apresenta o aspecto de uma linha recta com apenas algumas oscilações. Quando ocorre um sismo, os registos tornam-se mais complexos e com oscilações bastante acentuadas, evidenciando a amplitude de diferentes ondas sísmicas.

0 comentários: