Tudo que devemos saber #14

21:35 Posted In Edit This 1 Comment »
As ondas sísmicas são movimentos vibratórios das partículas das rochas que se transmitem segundo superfícies concêntricas devido à libertação súbita de energia no foco sísmico.
São vários os tipos de ondas sísmicas:

1) Ondas de volume


1.1)Ondas Primárias:São as ondas mais rápidas pelo que são as primeiras a chegar ao Epicentro.Propagam-se nos meios líquidos e nos sólidos.Estas ondas caracterizam-se pela vibração das partículas ocorrer paralelamente à direcção de propagação.


1.2)Ondas Secundárias:São menos rápidas que as ondas P pelo que são as segundas a chegar ao Epicentro. Estas ondas caracterizam-se pela vibração das partículas ocorrer perpendicularmente à direcção de propagação.


2)Ondas Superficiais

As particulas vibram em moviemntos orbitais. A velocidade destas ondas é baixa, têm pouca amplitude e apenas se propagam na superficie terrestre!

1 comentários:

Anônimo disse...

Gosto bastante da maneira como sintetizas todos os conteúdos programáticos, a coluna ao lado é um apoio para me orientar para os exames que, afinal, são já daqui a um bocadinho.. Acho piada aos slides que colocas já que nos mostram várias imagens ao mesmo tempo, sem a desorganização habitual quando queremos colocar várias imagens no blog..
Espero que tenhas tido uma avaliação bastante positiva, porque mereces pelo tempo que dispensas e pelo trabalho que tens em manter um blogue desta categoria activo e com informação tão actualizada.