Freira da Madeira #

08:54 Posted In Edit This 0 Comments »

Nome comum da espécie
Freira-da-Madeira
Designação científica
Pterodroma mollis
Características morfológicas
Esta ave pode atingir os 32 cm, tendo as suas asas de 241 mm a 254 mm e o seu bico mede entre 22 e 26 mm. A parte superior do corpo é escura, sendo interior das asas e a zona inferior do corpo, brancas. Normalmente vive até aos 15 anos de anos, tornando-se reprodutiva apenas aos 6. O seu bico é preto, assim como a área ao redor dos olhos na ave. O peso de uma ave deste género varia entre os 175 gramas e os 231.
Não existem estruturas internas ou externas de dimorfismo sexual. Distingue-se das outras aves pela forma como voa, fazendo um V pronunciado.
Habitat
É uma espécie endémica da Ilha da Madeira, sendo por isso uma mais-valia para o nosso país mas também uma grande responsabilidade.
Comportamento
A ave passa grande parte do tempo no mar, vindo a terra apenas para preparar o ninho e para reproduzir, que ocorre entre os meses de Abril e Setembro. O ninho é escavado no solo até um metro de profundidade, pondo um único ovo que, e um pouco à “semelhança” do ser humano, é chocado alternadamente pela fêmea e pelo macho. O facto de o ninho estar a uma profundidade tão pequena torna a cria vulnerável aos predadores, onde se incluem animais domésticos abandonados pelo Homem, tendo sido este também o maior responsável pelo seu quase desaparecimento.
Alimentação
Esta ave alimenta-se no mar, de pequenos peixes, lulas e crustáceos. Os seus predadores são essencialmente gatos e ratos.
Estatuto de conservação
Esta ave marinha está ameaçada, mundialmente, com uma espécie em vias de extinção.
Medidas de conservação
-Desde o ínicio dos anos 90, foi criada uma área livre de predadores, nomeadamente, gatos e ratos, em redor das áreas de nidificação conhecidas.
-Em 2001, criaram-se zonas protegidas para a nidificação, sem a presença de gado.
-A recuperação do habitat foi tomada com uma condição fundamental á sobrevivência da Freira-da-Madeira.
-Em paralelo com estas medidas, a área de nidificação é alvo de vigilancia permanente.

0 comentários: