Recriação da Amazónia #

09:10 Posted In Edit This 0 Comments »
Recriação da Amazónia
O artista austríaco Yadegar Asisi estreia nesta quarta-feira (25) na galeria Panometer, em Leipzig (Alemanha), a sua nova criação: uma pintura panorâmica e circular da Amazônia de 30 metros de altura e 106 metros de comprimento.

Para apreciar a obra, intitulada "Amazonien - das Zauberbild der Natur" ("Amazônia - a Imagem Mágica da Natureza"), o espectador fica sobre uma plataforma de seis metros de altura, localizada no centro de uma antiga fábrica de gás.

"Ao observar a pintura panorâmica, o espectador deve vislumbrar o que há de excepcional nesse pedaço da Terra que é a floresta amazônica", diz o artista.

A exposição também serve como homenagem aos 150 anos da morte do naturalista alemão Alexander von Humboldt, que dedicou parte de sua vida a investigar a região amazônica.

A obra é resultado de mais de 25 mil fotografias e inúmeros desenhos esboçados por Asisi durante quatro visitas ao Brasil.

Reflexão:
A meu ver, esta iniciativa é interessante ao nível da divulgação do meio ambiente na Amazónia: não é necessário viajar para lá de modo a vislumbrar o espectáculo natural que lá existe. No entanto, se a floresta Amazónica não fosse alvo de tamanha exploração não seriam necessárias exposições destas para recriar a floresta pois esta manter-se-ia intacta durante muitos anos!

0 comentários: