Tudo que devemos saber #48

11:53 Posted In Edit This 0 Comments »

As folhas perdem diariamente o seu peso em água, o que pode querer dizer mais de 700 litros de água por dia numa árvore de médio porte. Da água que penetra as raízes, apenas uma pequena parte é retida pelas células, a maior parte passa a vapor, enchendo os espaços intercelulares do mesófilo.

A água evapora principalmente através dos estomas (apesar de estes apenas representarem cerca de 1 a 2% da área superficial da folha), tanto das folhas como dos caules herbáceos, embora exista uma pequena percentagem de perdas através da cutícula (cerca de 10%) dado que esta não é completamente impermeável aos gases.

Esta evaporação pode ser controlada, no entanto, pois os estomas abrem e fecham, sob controlo da planta, embora o mecanismo exacto não seja ainda conhecido.

Os estomas têm uma estrutura característica e distinta das restantes células epidérmicas, com duas células-guarda em forma de rim cuja parede interna, que rodeia a abertura ostíolo, é mais espessada.

Este facto faz com que as restantes paredes das células-guarda tenham maior elasticidade, o que permite abrir ou fechar o estoma, de acordo com o grau de turgescência da célula.

Ao contrário das restantes células epidérmicas, as células-guarda têm cloroplastos, embora a sua acção fotossintética seja reduzida, pelo que não se considera que seja o resultado da fotossíntese o responsável pelas alterações de turgescência destas células.

0 comentários: