Rochas

12:02 Posted In Edit This 0 Comments »



«Grupo encontra rochas de quase 4,3 bilhões de anos no Canadá

Pesquisadores acharam na baía de Hudson, no interior do Canadá, aquelas que podem ser as rochas mais velhas da Terra (... )com quase 4,3 bilhões de anos.
Se confirmada, a data é a mais próxima até agora da origem não só da crosta rochosa da superfície da Terra, como do próprio nascimento do planeta. (...) "Essas rochas do norte de Québec ou têm 4,2 bilhões ou 4,28 bilhões de anos, ou são derivadas de um manto que é realmente antigo (...)", diz o pesquisador Jonathan O'Neil, da Universidade McGill, de Montréal, Canadá.
O cinturão rochoso de Nuvvuagittuq foi primeiro observado como potencialmente antigo em 2001. (...) O estudo envolveu uma "radiatividade extinta", de vida curta, no caso do isótopo samário-146, que não existe mais na Terra, tendo "decaído" (perdendo a radiação e se transformado) em neodímio-142. "Se a idade aparente de 4,28 bilhões de anos é geologicamente significativa, o material formador dessa rocha passa a ser o mais antigo conhecido. Até o presente a rocha mais antiga datada é o gnaisse acasta, também do Canadá, com 4,03 bilhões de anos. ", afirma o pesquisador brasileiro Umberto Cordani (...) "O importante não é a idade, e sim o conhecimento sobre o que aconteceu nos primórdios do planeta", afirma Cordani. Rochas com quase 4 bilhões de anos são raras. No Brasil, as mais antigas estão no interior da Bahia e têm em torno de 3,5 bilhões, diz o professor da USP.»

Texto com supressões


Comentário:
A geologia é a ciência que tenta entender a historia geral da Terra desde o momento em que se formaram as rochas até aos dias de hoje. As rochas são obviamente motivo de estudo e diga-se bastante aprofundado, dado ser apartir delas que se pode ter uma ideia acerca do inicio deste agradável mundo.
Como já estudei este ano lectivo, a capacidade dos geocronologistas em datar as rochas deve-se ao facto de quando a rocha se forma adquirir uma certa quantidade de isótopos instáveis, que com o passar do tempo se vão desintegrando e transformando em átomos estáveis. Desta forma não seria póssivel calcular absolutamente nada, no entanto, essa transformação tem uma velocidade constante, isto é, ao analisar a quantidade de átomos estáveis é póssivel determinar o tempo que demoraram a tornar-se assim.
Esta rocha encontrada no Canadá implicará, certamente, uma revisão dos acontecimentos geológicos registados até á sua descoberta. Isto porque, antes de se ter encontrado esta rocha, outras haveriam sido classificadas como as mais antigas. Com a descobertas destas novas rochas a história e alguns conceitos certamente se alterarão.
Sendo as rochas escrupulosamente cuidadas e datadas, a a história da geologia ficará para sempre registada para as sucessivas gerações.

Textos relaccionados: http://www.igc.usp.br/geologia/bacias_sedimentares.php
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=111074

0 comentários: