Energia

21:41 Posted In Edit This 0 Comments »

«Biotecnologia poderá ampliar reservas mundiais de gás natural

Cientistas britânicos e canadadianos começarão no próximo mês uma nova experiência biotecnológica que, se der certo, poderá reactivar campos de petróleo abandonados, classificados actualmente exauridos e antieconômicos.
A ideia é alimentar micróbios que vivem nos poços de petróleo e que deixaram de ser explorados porque o óleo se tornou sólido ou espesso demais para ser bombeado. Os cientistas esperam que os micróbios iniciem uma reacção que produzirá gás natural.O metano hoje explorado comercialmente foi produzido naturalmente pela acção de microrganismos ao longo de milhões de anos. Mas os pesquisadores acreditam ter descoberto uma forma de encurtar o tempo geológico, e fazer com que os microrganismos gerem gás natural num período que poderá variar entre poucos meses e cerca de 10 anos. (...) Eles acreditam que, num poço desactivado, o processo deverá levar entre um ano e algumas dezenas de anos para começar a produzir gás natural.»

Texto com supressões
Fonte: http://www.gforum.tv/board/876/211747/biotecnologia-podera-ampliar-reservas-mundiais-de-gas-natural.html


Comentário:

Com as reservas de petróleo a atingirem limites de saturação e produção, as recentes crises financeiras à escala mundial, os sucessivos aumentos dos preços do petróleo, levaram diferentes agentes em diferentes países um pouco por todo o mundo a apostarem em novas vertentes de energias. Da noticia em epigrafe, outro acontecimento de relevância poderá ser enaltecido, juntou-se o "útil ao agradável", ou seja, não só se consegue resolver o problema das refinarias "paradas" como também se consegue reutilizá-las.
Enquanto isto, fica-se com a certeza que o petróleo ainda vai chegando mas uma solução mais vantajosa e mais amiga do ambiente está para breve.

0 comentários: