Inquérito #1

21:08 Edit This 2 Comments »

Fruto duma cultura em que a separação de lixos não fazia parte do quotidiano das pessoas, chega-se a números como os que acima se mostram. Num mundo cada vez mais ‘atencioso’ para com as novas tendências e obrigações para com o ambiente a tendência é crescente. Estando certos e seguros duma melhoria da qualidade ambiental num panorama europeu, nos últimos quadros comunitários de apoio que a Comissão Europeia colocou à disposição dos Estados Membros programas de apoio em que esta vertente está muito enfocada. O caso do Vale do Ave é paradigmático do referido em epigrafe, desde a eliminação de lixeiras, à criação de ecocentros, à implementação de ecopontos e mais recentemente a implementação de campanhas de sensibilização que começam nas camadas mais jovens da sociedade, como são exemplos os infantários.
Assim, pese embora o resultado actual desta pequena amostra acredito que dentro em breve os resultados certamente serão outros dada a consciencialização generalizada em torno desta temática.

Tudo que devemos saber #10

18:32 Edit This 1 Comment »
Vulcão



Uma abertura na crusta terrestre, por onde passa magma vindo do interior da Terra até á superfície. Normalmente existem vulcões onde se dá colisão ou separação de placas. Em alguns locais, a rocha liquefeita, ou lava percorre a encosta do vulcão como um rio de fogo. Noutros a erupção é uma violenta explosão, arremessando lava, rocha quente e vermelha, cinzas escaldantes e nuvens de gases.
Os tipos de erupção estão associados a característica composicional do magma que as confere: magmas ácidos e magmas básicos.



Descobrir o Mundo#5

18:00 Posted In Edit This 0 Comments »






Coisas Engraçadas #5

19:51 Posted In Edit This 3 Comments »

Eu julgo que, não seriam tão necessárias as campanhas publicitárias se, os órgãos indicados tomassem a iniciativa de, por exemplo, oferecer ou comparticipar a compra dos caixotes de lixo da sociedade Ponto Verde, mais práticos á reciclagem. Como a reciclagem implica uma mudança de hábitos não é fácil de implementar, por isso este cartoon é bastante apelativo á Sociedade. A próposito deste assunto, vou colocar um teste de opinião aqui, espero que participem ! (:

Tudo que devemos saber #9 [6]

19:33 Posted In Edit This 2 Comments »
Energia geotérmica





O interior da Terra é muito mais quente que a superfície. Esta diferença de temperaturas pode ser aproveitada para a transformação em outros tipos de energia. Apesar de inesgotável, existem poucos locais onde esta fonte de energia pode ser usada.

Tudo que devemos saber #9 [5]

13:51 Posted In Edit This 0 Comments »
Biomassa



A biomassa (madeira e restos orgânicos) pode ser utilizada directamente por queima (a lenha serve para aquecimento), ou na sua transformação em combustível, por fermentação (por exemplo o girassol pode ser transformado e posteriormente usado como combustível líquido). É uma fonte de energia inesgotável mas poluente.

Tudo que devemos saber #9 [4]

12:24 Posted In Edit This 0 Comments »
Energia Éolica




O vento desde há muito tempo que é utilizado em proveito do homem, quer no uso em moinhos de vento (aproveitamento para criação de movimento aproveitado para um determinado tipo de trabalho) quer na navegação de barcos. Actualmente, o vento é transformado em energia eléctrica, em aerogeradores. Não provoca poluição ambiental, mas provoca poluição sonora e causa grandes mudanças nas paisagens.


Tudo que devemos saber #9 [3]

12:05 Posted In Edit This 0 Comments »
Energia hídrica





As centrais hidroeléctricas são a aplicação mais usada na transformação da energia contida na água aprisionada numa albufeira, em energia eléctrica. A passagem da água de um local a uma determinada altura para um outro a uma altura inferior provoca a movimentação das pás dos geradores que transformam esse movimentos em energia eléctrica.Não provoca poluição, mas existem os problemas de construção que poderão implicar mudanças de paisagem e a nível de faunas.

Tudo que devemos saber #9 [2]

12:04 Posted In Edit This 0 Comments »
Energia das marés

A diferença de altura do nível das águas já foi utilizada, por exemplo, para produzir movimento, como no caso dos moinhos de marés. Apenas pode ser usada num reduzido número de locais.

Tudo que devemos saber #9 [1]

11:47 Posted In Edit This 0 Comments »
As energias renováveis são aquelas que estão em constante renovação, não se esgotando, e que podem ser continuamente utilizadas.

Energia solar
A energia libertada pelo Sol pode ser captada de diversas maneiras, desde o aquecimento directo nos colectores solares (a água é aquecida pelo Sol, aos fornos solares, até à energia eléctrica produzida em painéis fotovoltaicos. Não provoca poluição ambiental.

Tudo que devemos saber #8

10:11 Posted In Edit This 0 Comments »



A água é o constituinte mais característico da terra. Um ingrediente essencial da vida, a água é talvez o recurso mais precioso que a terra fornece à humanidade. Embora, em muitos países do Mundo se verifique negliência na utilização d etal recurso, é de esperar que os seres humanos tenham pela água um grande respeito e que visem omanter as reservas naturais que ainda possuimos.
É bom salientar que o futuro das espécies, incluindo o Homem, fica comprometido com a atitude que actualmente há com a água, isso mudará se houver uma melhor administração dos recursos hídricos da Terra.