Diabo-da-Tasmânia em Perigo !

20:42 Posted In Edit This 0 Comments »

Cancro facial causou a morte de 70% dos indivíduos desta espécie desde 1996

O diabo-da-tasmânia, um marsupial do tamanho de uma raposa, foi colocado na lista de animais em perigo na Austrália, por causa de um cancro contagioso que dizimou quase toda a população. A passagem de "vulnerável" para "em perigo" dá a este carnívoro maior protecção na ilha em que vive, indicou o ministro do Ambiente, Peter Garrett. Estes animais não existem na natureza fora da Tasmânia, apesar de muitos jardins zoológicos do país terem programas de reprodução para evitar a extinção total.

O número de diabos-da-tasmânia diminuiu 70% desde que foi diagnosticado em 1996. A doença é causada pelas mordidelas de animais infectados, sendo que estas fazem parte do estranho ritual de acasalamento da espécie. O cancro provoca enormes tumores faciais que, em última análise, impedem que o animal se alimente, provocando a sua morte à fome.

As autoridades continuam a investigar a doença, tentando encontrar uma forma de impedir que alastre ainda mais. O Governo destacou mais de 5,6 milhões de euros para os próximos cinco anos para investigação, mas os cientistas dizem que é preciso mais. O líder do programa governamental, Hamish McCallum, espera que a colocação do diabo-da-tasmânia na lista de espécies ameaçadas encoraje empresas e filantropos a investir na sua salvação.

Reflexão:
Finalmente uma notícia que não referencia o Homem como causador da ameaça de uma espécie. É agradavel podermos ler uma noticia sobre animais, ainda que pouco agradevel, que não aponte o homem como causador da sua extinção!

0 comentários: