Tudo que devemos saber #53

08:47 Posted In Edit This 0 Comments »

Todos os organismos interagem com o seu meio ambiente. As alterações que constantemente ocorrem no meio, por mais pequenas que sejam, constituem estímulos que são percepcionados pelo organismo.

No caso dos organismos unicelulares, a percepção do estímulo e a produção da resposta confinam-se a uma só célula. Contudo a evolução para a multicelularidade e, os elevados níveis de organização dos animais, exigiram o desenvolvimento de complexos mecanismos de comunicação entre as células e os órgãos.

Nos animais, as comunicações rápidas são asseguradas pelo sistema nervoso, que envolve a propagação de alterações electroquímicas ao longo das membranas celulares.

As respostas mais lentas, ou que se efectuam a longo prazo, são controladas por mecanismos hormonais, que envolvem a libertação de mensageiros químicos para os fluidos circulantes, até atingirem os órgãos-alvo.

A manutenção das condições do meio interno dentro dos limites compatíveis com a vida designa-se por homeostasia. Os mecanismos de homeostasia protegem o meio interno do impacto de variações do meio externo.


0 comentários: