Tudo que devemos saber #54

09:07 Posted In Edit This 0 Comments »


O video mostra a transmissão do impulso nervoso e é a membrana plasmática que desempenha uma actividade fundamental na transmissão de informações. Todas as células, e de forma particular os neurónios, apresentam diferenças de concentração de iões entre a face interna e a face externa da sua membrana plasmática. Essa diferença de potencial constitui o potencial de repouso e resulta de uma distribuição desigual de iões de um e de outro lado da membrana plasmática.
Quando ocorre um estímulo, desencadeiam-se movimentos iónicos através da membrana, há uma modificação local do potencial de membrana- potencial de acção. Este, corresponde a uma inversão acentuada e localizada da polarização da membrana no compartimento celular tornado possível em relação ao exterior.

Quando percorrido todo o axónio, o fluxo nervoso passa para outra célula, que pode ser outro neurónio ou uma célula efectora. A informação é transmitida de um neurónio à célula seguinte ao nível de uma sinapse. Numa sinapse verifica-se a existência de um espaço sináptico que separa a célula que transmite a informação, célula pré sináptica, da célula que recebe a informação, célula pós-sináptica.

Na zona terminal da célula pré-sináptica existem vesículas sinápticas que armazenam substâncias produzidas pelos neurónios, os neurotransmissores.
Estes, são descarregados na fenda sináptica quando o impulso nervoso chega à membrana pré-sináptica. Os neurotransmissores ligam-se à membrana pós-sináptica em receptores específicos, permitindo a transmissão da informação.

0 comentários: