Tudo que devemos saber 55#

09:28 Posted In Edit This 0 Comments »
O sistema nervoso trabalha em estreita cooperação com o sistema hormonal que é responsável pela produção de substâncias que constituem mensagens químicas dirigidas. na figura abaixo pode observar algumas estruturas que constituem o sistema hormonal e as suas funções. As hormonas são moléculas orgânicas produzidas por glândulas endócrinas, localizadas em diversas regiões do organismo.

As hormonas produzidas pelas glândulas endócrinas, embora tenham funções muito diferentes, actuam de modo semelhante.

A glândula endócrina começa por produzir a hormona em resposta a estímulos do sistema nervoso. Depois liberta-a no sangue.

A hormona chega a todas as partes do corpo mas actua apenas nas suas células-alvo, as únicas que possuem receptores capazes de a reconhecer. À chegada da hormona as células-alvo “cumprem” as “ordens” recebidas. Nas células-alvo existem, na membrana ou no citoplasma, receptores específicos para uma dada hormona.

A fixação das moléculas dessa hormona aos respectivos receptores das células-alvo desencadeia nessas células a realização de respostas fisiológicas adequadas à situação respectiva.

Ao fim de algum tempo, a acção das células-alvo inibe a glândula endócrina que pára de produzir a hormona. O excesso é degradado pelo fígado.


Para perceberem melhor a actuação das hormonas no nosso organismo vejam este clip:
http://biotic.no.sapo.pt/images/hormonas.rm.

0 comentários: